sexta-feira, 13 de março de 2015

# fanfiction # fictions

Sobre Fanfic

Vocês já ouviram/leram sobre fanfictions?

Mês passado fiquei às voltas de um desafio de fictions, e como para mim isso já é algo tão claro (e saturado), nem parei pra pensar que talvez algum desavisado pudesse cair de paraquedas aqui e ficar "What?!". Então dessa vez resolvi tentar explicar rapidamente sobre elas.


Uma fanfiction é exatamente o que parece ser: uma história fictícia com personagens de histórias (livro, filme, série, desenho...), ou atores, músicos, celebridades... dos quais o ficwriter é fan. <3


Aliás, o ficwriter é a pessoa por trás da história. O Autor.



Uma fanfiction pode estar dentro do universo "real" (chamado "canon") que é a 'realidade' da personagem. Porém alguma situação o vez ter uma ideia de uma história que seria tãããooo legal! Por exemplo, uma troca de olhares que pode ter sido ao acaso e o fan já imaginou 300.000 plots, motivos, situações para aquela troca de olhares.

Ou a fanfiction pode estar num universo "não real" (chamado "non-canon"), que acontece quando uma personagem está fora de seu "ambiente natural". Por exemplo:

Sabe o Justin Bieber? Eu não gosto dele, mas ele tem fãs então um exemplo de fanfiction non-canon seria uma história onde ele é um desconhecido qualquer entregador de pizza que encontra um mapa que o leva a uma aventura louca ao redor do mundo. (Urgh! Ideia horrível!)

Já um exemplo da fic em universo canon seria uma fan conhecendo o JB no backstage e eles se tornam amigos... Alias esse também é um bom exemplo de fic Mary Sue (ou Gary Stu), mas as classificações de fanfics é papo para outro post.


Existem diversos gêneros de fanfics. Eu diria até milhares! rs
Para todos os gostos, idades, idiomas... A fonte de ideias é inesgotável. rs

Quer dar uma lida em algumas fanfictions?
Eu indico três sites que são ótimos banco de histórias:

  1. Nyah! Fanfiction
    De acordo com as novas regras de postagem do site, você encontrará apenas histórias de personagens fictícios. De acordo com as regras de postagem do site, você só não encontra no Nyah histórias com celebridades. Ou seja, você encontra Naruto, Harry Potter, Walking Dead, My Little Pony (sim, você encontra e nem dou detalhes dos gêneros o.o), insira aqui o nome de alguma banda, e histórias originais.
  2. Anime Spirits
    Esse site é bem variado, porque você encontra fanfictions, mas também encontra imagens, letras de música... Mas estamos falando sobre histórias então se quiser ler algo com One Direction, Kim Kardashian, insira aqui o nome de uma celebridade ou um youtuber e todas as opções mencionadas no Nyah!, deve procurar o AS e o próximo site...
  3. Fanfiction.NET
    Esse site é como a bíblia. Existe há milhares de anos e você encontra em diversos idiomas.
    Eu iniciei minha leitura (postagem) de fanfiction nele, porém como ele tem um número muito grande de fics em inglês, e com o tempo sites de fics em português foram surgindo, acabei deixando o ff.NET de lado. Mas nele tem ótimos achados.
    • Aliás, esse site tem um outro especializado em histórias originais, ou seja, que não são fanfictions, é o FictionPress.
E se você for um ficwriter, também aconselho os mesmos sites para arquivar sua fanfiction.


K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt