sexta-feira, 12 de agosto de 2016

# organização # outros

Meu Budget Planner

Eu não sou a pessoa mais organizada que você vai conhecer (ou conhece), mas vou te contar que eu tento bastante, viu? E de vez em quando eu até consigo.

Esse é mais um post pra falar de planner e dessa vez concentrando na região mais sensível de qualquer pessoa: o bolso!



Meses atrás mostrei meu planner diário e como "decoro" e anoto tudo relacionado à tarefas, compromissos e algumas coisinhas a mais... Hoje quero mostrar meu "budget planner".
Bug-What?!
Budget planner.
Só o nome dele é novidade porém o conceito e aplicação vem de muuuito tempo. "Budget" do inglês, significa "orçamento". Um planejador de orçamento. Um livro caixa ou um caderno de conta-corrente onde controlamos entrada e saída de $$$. Mas não só isso. Planejamentos a longo prazo, controle de cartão de crédito, poupança...

Tenho duas formas de fazer esse controle... Mas tem 4 formas que eu conheço:
  • Caderno de finanças (budget planner);
  • Planilha de gastos;
  • Livro Kakebo;
  • App de controle financeiro para celular


Vamos falar rapidinho do Kakebo porque achei ele mega fofo, mas não conheço detalhes.
É um livro interativo tipo "Destrua este Diário" onde você faz seu controle financeiro de uma forma até divertida com a ajuda de duas figurinhas fofas que são o porquinho e o lobinho. Vou colocar no final do post uma resenha sobre ele.
Como isso é uma "invenção" japonesa imagino que tem grande possibilidade de dar jeito na vida financeira. XDDDD
(aceito de presente)

Falando rapidinho do App para celular, eu tive alguns... muitos. Mas lá pelas tantas eu acabava esquecendo de fazer os registros. Sem contar que entre todos que tive não consegui me acertar com os registros do cartão de crédito em nenhum deles.
É bom ter um app para celular? Sim. É ótimo ainda mais se você não curte papéis, mas comigo não funcionou.
Atualmente quero um app pra controlar meu Rio Card... :(

A planilha de gastos é outra ótima saída pra quem não curte papéis ou se perde entre eles porque é feita para o computador e atualmente planilhas já conseguem ser lidas no Google Drive o que permite que sejam levadas pra lá e pra cá.. Elas podem ser super simples e fofas, como super elaboradas com possibilidade de gráficos, e independente do formato são igualmente funcionais. (também tem as extremamente difíceis de mexer, mas vamos ficar longe dessas).
Gosto de usar esse método porque consigo visualizar a longo prazo os gastos fixos e os fixos variáveis (cartão de crédito) me permitindo não extrapolar demais no mês. Afinal a planilha tem aquele comando mágico chamado "Auto soma" que planner nenhum tem e é vida saber quanto já se gastou no mês.

Atualmente eu uso a planilha da Fran do blog Morando Sozinha.


Outro recurso que uso e gosto muito é o planner...


Confesso que não chamo o meu de budget planner. Pra mim é "Caderno de custos" ou "de gastos" ou "de finanças". Tenho ele desde antes de 2013 e foi graças a esse caderninho feito com aqueles baratinhos da papelaria (a capa fui eu quem montei no photoshop ♥), que em 2013 eu consegui ir à três "grandes" eventos:
  • Ao Anime Friends em São Paulo.
    Evento que acontece todo ano e na época eu estava indo religiosamente (acho até que fiz cosplay!)
  • Ao show da primeira banda favorita (aquela que foi amor a primeira ouvida) pela primeira vez.
    Já era a enésima que eles vinham, mas sempre tinha algo que acontecia e eu não conseguia ir.
  • Ao primeiro show no Brasil da minha banda japonesa favorita.
    Sabe aquela banda que a gente imaginava que nunca viria tocar aqui? Um marco. O segundo show deles aqui no BR foi este ano, em abril de 2016.
Atualmente quero ir ver o show da banda japonesa favorita na terra deles.
Um dia consigo.

Como uso:

Um planner ou caderno de finanças não tem muito mistério. O meu é basicamente o registro (talvez um pouco mais detalhado) dos meus gastos e dos meus ganhos no mês. Assim:


  1. Dia - Sem mistério, o dia do gasto. Simples.
  2. Descrição - Nome do estabelecimento ou tipo de gasto, se foi um saque ou transferência. Às vezes anoto um ou outro item da compra pra lembrar que loja era aquela. E quando é saque ou transferência anoto o destino (variados, papelaria, "fulano"...)
  3. Débito/Crédito - ou Gasto/ganho. Questão de múltipla escolha: Aqui só marco com um "X".
  4. Valor de débito/crédito - o Valor gasto ou recebido. Coloco em colunas diferentes porque fica mais visível. Na parte de Crédito também anoto saldos.
E ainda enfeito mais usando as canetas coloridas para indicar os saldo negativos (rosa) e positivos (verde)!! Frescura? Oh yeah! XD

Daí no final do mês faço um comparativo com o banco pra ver se está tudo certo.

Já na parte de cartão de crédito, a folha é igual ao da conta corrente só que no lugar das colunas "Débito/Crédito", uso "da parcela/Nº de parcelas". Sendo uma a que está sendo paga e a outra em quantas vezes a compra foi dividida. E nas colunas de valor só coloco a parcela que está sendo paga. No máximo, quando estou muito enforcada, faço a pré-soma daquela brincadeira.


Concluindo...

Já tentei diversas formas de controle de gastos (mintira. Me falta o kakebo) e o que está funcionando bem comigo é isso: caderno de custos + planilha.

E tem duas coisas que faço pra administrar a conta:

  • Para o cartão de crédito, sempre confiro a data de fechamento da próxima fatura. Assim consigo planejar determinados gastos.
  • Na planilha de gastos sempre que meu mês fecha positivo, inicio o próximo só com o crédito do salário. Às vezes tenho uma boa surpresa com isso. Por exemplo: esse mês consegui pagar o material do curso de inglês só com esses resíduos ignorados. :3


Ah. É claro que quem escreve este post é uma pessoa que tem mínimas contas. Curso, telefone, cartão de crédito... Mas o planner, o app ou a planilha são perfeito para qualquer nível de responsabilidade. rs
Aqui apenas mostrei o que eu uso e como estou usando.

Por hoje é só.
Bjins.
K

Recomendações:
Kakebo: agenda de finanças! VIDA FINANCEIRA EM ORDEM! por Inventário da Sobrevivência
Planilha de Gastos Morando Sozinha por Fran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@kikahoneycutt