sexta-feira, 31 de março de 2017

# Amores # filmes

[Resenha] Saga das Luas



Em 2013 assisti um filme que me apaixonei. Quando descobri que ele era adaptação de livro, minha saga começou.



Sabe aqueles filmes que você se apaixona e então quando descobre que são adaptações de livros, busca por eles? Foi assim comigo, sem querer, sem nem saber do que se tratava Dezesseis Luas assisti ao filme e depois foi um parto a busca pelo livro. Isso porque eu encontrava as sequências, mas o primeiro volume? Nem rastro.



Mas aconteceu. Eu ganhei das amigas a Beautiful Creatures, mas ao invés de terminar, minha saga com esses livros estava apenas no começo.

E é uma verdadeira saga a leitura deles, mas não por ser difícil. É mais pelo excesso de sentimentos do Ethan pela Lena. É bem verdade que isso é fofo no primeiro livro e ao terminar a gente ainda torce por eles no segundo, mas fica só por aí mesmo. Como é um livro, digo, são quatro livros em 1ª pessoa em algum momento esse excesso de sentimentos cansa.

Antes que você imagine que eu odiei os livros devo dizer: Adorei os livros!
A bem da verdade é que não dá pra ler quatro livros consecutivos e inteiros e enormes e dizer que não gostou, não é? Ler sem gostar seria ler obrigado (ou algum tipo de masoquismo).

O que torna a leitura mais leve são as cenas com o melhor amigo, Link, e a prima da Lena, Riddley. Ele é um palhaço e as tiradas são ótimas. Já ela é aquela personagem rebelde que paga de vilã, mas a gente percebe que por mais que a natureza das trevas dela fale mais alto, existe uma boa pessoa ali... entende o que quero dizer?
Outra personagem que apaixonei e amava ler as cenas, era o Tio M, Macon. Ele tem uma elegância (e nisso pelo menos o filme foi fiel) que é uma coisa. E por fim, Amarie. A governanta da casa Wate que quando aparece é pra colocar ordem nesta cena ou pra dar umas ameaçadas convincentes. rs
A melhor cena é ela com a "Ameça de Um Olho Só" contra o vilão boladão da saga. Eu ri alto!

Aliás, mudando de assunto, shippo fortemente Amarie e Macon.
Pra mim pareceu que eles eram tão amigos que não deu pra não imaginar como seria se essa amizade não fosse só amizade. Devaneios loucos.


Apesar de eu ter gostado dos livros, tem muita coisa neles que fariam qualquer outra pessoa deixar de ler (ou ler muuuuito devagar).

Uma delas, e acho que esse é o principal problema aqui, é o tempo que se leva pra chegar a algum lugar. Como comentei, os livros são em primeira pessoa e temos o excesso de sentimentos do Ethan pela Lena, isso faz o personagem dar voltas no mesmo lugar.

Outra é o modo como alguns vilões são resolvidos. Acredito que tive essa impressão porque os escreveram tão bons (no sentido de fortes ou poderosos) que a forma como foram tratados pareceu jogada. Como o final de um seriado que foi cancelado antes do tempo, entende?

www.adorocinema.com
Mas com certeza o livro ainda é melhor que o filme.
Beautiful Creatures é um caso clássico de filme que não atende as expectativas dos leitores. E nesse caso, que bom que eu cheguei nos livros através do filme porque se fosse o contrário seria frustrante!

No filme a Amma, além de governanta na casa da família Wate, também fazia o papel da bibliotecária Marian o que já é um absurdo porque suas funções são bem diferentes.

Ao ler Dezesseis Luas confesso que fiquei esperando encontrar algo do filme e até busquei encontrar algo em Dezessete, Dezoito e Dezenove Luas que explicasse o que fizeram do meio pro final do filme. E depois de ler toda a saga só tenho a certeza de que deixei muito de amar o filme pra odiá-lo levemente.

O que ficou de bom foram os atores da Lena, Ethan, Link e o Tio M. Cada página lida eu conseguia ver os personagens e associar à imagem dos atores. O mesmo não posso escrever sobre a Riddley porque eu não conseguia associar a Rid do livro com a Rid do filme. Pra mim ela era uma loura esbelta, linda, atrevida, rebelde... Okay, pode ser que ela sea originalmente ruiva (digo, no livro), mas eu só conseguia "ver" loira.


Comecei a ler a saga em Janeiro/2016 e terminei em Dezembro/2016 e juro que eu achava que tinha levado mais tempo... o.o
E o livro que eu mais demorei a ler foi o Dezoito Luas (o penúltimo).

Já leu esse livro?
Gostou, não gostou? Comenta aqui porque gosto de ler outras opiniões a respeito?
Não leu e quer saber algo mais específico? Pergunta aqui nos comentários. Se eu souber respondo! :3

Bjins,
K.

Um comentário:

  1. Quando vi o filme, gostei bastante! Claro que o livro é muito mais profundo e é diferente ler pelo ponto de vista do garoto... Mas eu ainda não terminei de ler os livros. XD

    Também adoro a Riddley. Já leu o livro dela? Siren? Estou doida para lê-lo.

    ResponderExcluir

@kikahoneycutt