sexta-feira, 30 de março de 2018

# organização # Pequenos Vícios

Planner 2018. Ou "Nós tarda mas não falha!"

Oi! 8D

Depois de um longo período voltei. Se voltei para ficar, ainda não sei, mas vamos aproveitar este momento de regresso e depois a gente pensa no "depois".

Tem muito pó nesse blog. XD


Não vou dizer que muita coisa aconteceu nesse tempo OFF, mas vamos resumir: Me meti em desafio. Agora vamos ao que interessa:

PLANNER 2018. Teremos ou não teremos? 

Claro que teremos, mas vou contar a história toda porque não seria um post escrito por mim se eu não contasse toda a saga por trás dele.

Ah! Antes que eu esqueça de avisar, esse ano só teremos A5 no estilo traveller.


A verdade é que ele estava pronto desde dezembro, mas por vários fatores acabei não postando. Fiz pra dar pra minha amiga (e cobaia favorita) só que por ter feito correndo e sem testes de impressão, acabou não ficando tão bom como eu esperava... :( -Mas ela gostou.

Quando janeiro chegou me enfiei em desafio de escrita e o blog foi ficando de lado... Inclusive a ideia de liberar esses arquivos. Até que algumas semanas atrás uma pessoa, ao buscar por planner pra traveller, caiu aqui no blog e encontrou os planners de 2017 no estilo Midori. No post do último trimestre de 2017 comentei sobre um planner 2018 não datado então ela me cutucou lá no Instagram e perguntou a respeito.

Daí eu pensei... Já tenho um arquivo que é quase não datado, só preciso corrigir aqueles erros que vimos, talvez alterar uma outra coisa, ou nada. Não me daria trabalho... Então me organizei pra fazer as correções que precisava e alterei um detalhe ou outro. Coisa pouca.

E aí veio a pergunta: "Postar agora ou depois?"

Em outro momento talvez eu postasse "agora", mas eu ainda estava enrolada com o desafio (e permaneço enrolada) então deixei pra "depois". Na verdade deixei pro final de março assim a pessoa poderia iniciar em abril. Quando me preparei para fazer este post me veio um estalo: "E janeiro, fevereiro e março que estão no inicio do caderno? Ficarão em branco?"

Minha cara ao me deparar com essa pergunta.

A resposta veio ao lembrar dos planners das grandes marcas que fazem um ano a partir do mês que você pedir. Então dessa vez o planner do Coisas da Kika inicia em abril de 2018 e termina em março de 2019.

Ouvi um suspiro de alivio? Ou foi um "pára de enrolação e vamos ao que interessa!"?

Vamos ao que interessa: O planner. Ele é composto por 4 caderninhos: Caderno mensal, Caderno semanal 1 e 2, e Caderno pautado. Vou explicar cada um (E esse post vai ser longo... #SejaPaciente)

Caderno Mensal

Nele incluí alguns calendários que acho mais importantes, como o mensal, Aniversários, finanças e um anual tipo future log.

Abaixo estão as páginas que abre e fecha o caderno. Simples e sem mistérios, na primeira página você inclui os dados que achar melhor para contato (no caso de perda) e na área pontilhada fique à vontade para a informação adicional que precisar ou, se preferir, pode fazer um lettering, desenho, colagem...

Primeira folha do Caderno Mensal. Última folha do Caderno Mensal.
Segunda e terceira página.
Por algum motivo (desconhecido no momento) o calendário anual de 2018 ficou sem os feriados... Como a pessoa que fez só reparou a falta quando estava redigindo o post, ele permaneceu sem os feriados. Mas eles podem ser encontrados no calendário mensal.

E temos um lugar para anotar os aniversários. Pode anotar aí em agosto: Kika. XD
Brincadeira, vamos seguir...


O que seria um planner sem as famosas metas do ano?
Talvez traçar as metas de 2018 em abril de 2018 seja um pouco... atrasado, ne? Mas "antes tarde do que nunca!" HAHA! *suando frio*

 Antes de começar o calendário mensal e o registro financeiro temos essas duas capas com lettering "fake-by-pincel-do-Corel". Eu queria algo bem caótico só pra quebrar essa ideia de "tudo organizado".

capas: Registro financeiro e calendário mensal respectivamente.
Elas tem a ver com o assunto que as segue:
"Seja mais forte que sua melhor desculpa" .... para comprar aquele item que talvez não seja tão importante assim. XD 
"Não se preocupe com as coisas que você não pode controlar" ... imprevistos acontecem então tudo bem desmarcar ou remanejar algum compromisso/objetivo.


Calendário mensal sem mistérios. As pautas estão ali para você usar da forma que preferir.
Calendário mensal.
No registro financeiro busquei ser o mais simples possível porque é complicado especificar quantidade de linhas para gastos fixos ou variáveis quando se trata de um planner no papel (no excel por exemplo, você pode excluir ou adicionar linhas). Esse modelo é o que encontramos nos "Caderno Caixa" mais básicos.
Os meses de 2019 tem um "'19" na área pautada em ambos calendários.

Você preenche da forma que achar melhor, mas o meu modo de ver essa parte é:
  • Primeira coluna para data do gasto
  • Segunda coluna para descrição (nome do estabelecimento ou transação ou registro de saldo)
  • Terceira e quarta coluna para indicar se foi um Débito ou Crédito (isso também serve para indicar como está seu saldo: + ou -; e também para compras parceladas colocando número da parcela e o total de parcelas da compra) 
  • Última coluna para o valor em questão (valor da compra, da receita, do saldo, da parcela...)


Future log para 2019
Eu sei... future log estreito ne? Mas use e me conte o que achou? Ele é como um calendário anual. Os dias dos meses estão na parte de cima e nas laterais estão os meses do ano. Dentro da caixinha você pode preencher com o evento ou com cores para indicar um evento. Use as folhas de anotações se necessário... Tá liberada a forma de preenchimento.


Caderno Semanal 1 e 2

Finalmente mudando de caderno... Como eu já mencionei, começamos em Abril e vai até Março. Sendo mais específica, ele começa na semana 13 de 2018 até a semana 13 de 2019.

Capas dos cadenos
É um caderno simples de layout horizontal iniciando na segunda-feira, com espaços iguais para sábado e domingo, contém área pontilhada destinada para notas onde mostra o número da semana.

Como eu disse, simples.

E na virada do ano tem uma marca d'água que pode ser tampada com adesivos ou a decoração que você fizer.


Daí você imprimiu, encadernou e notou que a primeira semana desse caderno vai ficar em branco porque abril começa no domingo. O que fazer? Deixar em branco? Pode. Não quer deixar em branco? Que tal tampar com um papel decorado? Papel de scrapbook, papeis diversos e adesivos... Vale até papel pautado ou pontilhado. Qualquer forma de decoração está valendo.

E sobre a divisão dos meses? Nesse caderno as semanas são corridas, ou seja, você não vai visualizar onde um mês acaba e o outro começa e isso foi de propósito. É isso que torna esse caderninho "não datado" porque você não tem números além dos números da semana... Okay, você tem um "2019" enorme na 1ª semana de 2019, mas que é facilmente "apagável" (com decoração, adesivo, papel, tinta...).

Se você quiser identificar essa transição, pode lançar mão de alguns truques típicos de bullet jounal:

Tags

Já é possível encontrar nas Kalungas-da-vida, tags adesivas que podem ser colocadas na aba das folhas. São encontradas transparentes ou coloridas.
Você também pode fazer sua própria tag com um papel de gramatura alta.

Eu usei essas tags transparentes no ano passado.

Washi tapes

Com a mesma ideia das tags, acrescentar um pedaço de fita adesiva colorida (ou decorada) abraçando a aba da folha cria um destaque que mostra onde começa um novo mês. O legal é que você utiliza o que tem à mão.
A fita pode ser um pedaço pequeno ou ao longo de toda a margem da folha.

Quer inventar? Inventa sem dó! Quer ser mais tradicional? Adiciona um marcador de páginas. Tenha um marcador de múltiplas páginas. O planner é seu e você vai customizar ele do jeito que achar melhor.

O que nos leva ao último caderno (até que enfim).

Miolo pontilhado

E se você quiser fazer coleções? Um tracker de sono ou uma lista dos livros para o ano? Ou fazer um registro de ideias? Use um caderno pontilhado. Ou quadriculado... Ou pautado... Eu não tenho todos eles disponíveis aqui (ainda não), mas tenho o pontado pra você registrar o que quiser e no seu estilo.

Aliás, quer tentar um bullet? Use esse arquivo e faça uma costura de vários caderninhos.
O arquivo desse caderno se resume em uma folha frente e verso. Aconselho imprimir no máximo 15 folhas (frente/verso) para que o manuseio não fique prejudicado. Junte as folhas, dobre ao meio, acrescente a capa e faça a encadernação conforme a orientação no vídeo da Fernanda (link no final do post).

Pra você que leu o texto até o final, obrigada pela paciência. Espero que esse planner possa atender suas necessidades básicas, estimular sua criatividade para deixá-lo do seu jeitinho. E não deixe de me contar como foi a experiência. O que pode ser melhorado ou mudado.

Se você tirar alguma foto e postar nas redes sociais, me marca que eu tenho pequenos surtinhos ao ver meus prints sendo usados. (@kikahoneycutt no Facebook, Twitter e Instagram)

Links

Caderno Mensal:

Caderno Semanal 1:          Caderno Semanal 2:
                        

Miolo pontado:



KIKA, CADÊ A CAPA PRA ELES?! OoO
Estes são apenas os miolos dos cadernos, do mesmo jeito que fiz no ano passado, a capa é da sua preferência. Escolha um papel de gramatura alta, decorado ou liso ou com textura. Se o papel for maior que um A4 (tamanho do caderninho aberto), corte-o no tamanho certo (21 x 29,7 cm), dobre ao meio e poe o miolo dentro.

Para imprimir, opte por frente e verso e sem margens (tamanho real). Ao final da impressão, dobre as folhas ao meio, adicione uma capa de sua preferência, corte os excessos (se quiser) e faça a encadernação como preferir.
Um bom vídeo mostrando como fazer essas encadernações é o da Fernanda Fioratto. Se você, assim como eu, entende melhor vendo do que lendo, assista: DIY | Cadernos A.Craft - costurado e grampeado.



Obs.: Ao compartilhar esse arquivo, peço que o faça com um link para este post. Dessa forma posso ver parte da aceitação do arquivo e continuar compartilhando o que faço.


Licença Creative Commons
Esse conteúdo pode ser compartilhado dando os devidos créditos. Não é permitido alterações no arquivo bem como uso para fins lucrativos.

4 comentários:

  1. Oi oi lol

    Bom, ainda não usei muito do planner, mas já deu pra ter uma noção dele. Vamos às impressões, mas não quer dizer que é pra levar em conta, exceto a parte que a testadora beta cobaia realmente gostou sim! To nem ai se você não achou que ficou bom u.u

    Então... gostei do layout horizontal. As caixas era estranhas (?) na hora de usar alguns adesivos, não sei se é por conta de vários exemplos que tem por ai e poucos naquele formato, pode ser também porque to pegando mais pratica, mas gostei.

    Senti falta da separação de mês, pra quem quer corrido é uma boa, mas começar mes novo em pagina nova visualmente pra mim parece melhor. E eu não tinha pensado nisso de usar algo pra separar e indicar nas laterais. Valeu pela ideia, amora!

    O calendário futuro usei pela primeira vez esses dias, pra relembrar a data de exame de vista anual. Nada garante que vou fazer na mesma data, mas é pra ter noção. O espaço ficou pequeno, mas como é algo só pra lembrete e tal, não precisa de muita coisa. Dá pra usar o pontilhado ou bloquinhos pra anotar e depois repassar quando necessário.

    A parte financeira tá indo bem. Adaptei pra ficar mais ou menos da mesma forma que eu fazia no caderno e está dando certo.

    Bom, acho que por enquanto só isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa, a gente vai comentando durante as fazeduras dos proximos, porque eu sei que você não aguenta sem ficar montando coisinhas com papel XDD

    Bjimm ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Naquele formato de caixas tem bem poucos exemplos de como aproveitar o espaço.

      Eu imaginei que pudesse ficar estranho as semanas corridas sem separação de mês. Por isso dei essas ideias. Mas depois me conta se ficaram melhores com esses truques ou continuou estranho ou cansativo.

      yey! Bom uso do calendário futuro. ^^ É por aí mesmo.

      Parte financeira então está aprovada. Boa! 8D
      Eu realmente vou acabar fazendo alguma coisa mesmo. XDDD Mas aí só pro final do ano vou pensar nisso. XD

      Obrigada pelo feedback, Lyn. Não deixa de me passar o que mais você notou nele que pode melhorar ou retirar. XD
      Bjins

      Excluir
  2. Respostas
    1. Poderia. Mas o valor que vou cobrar incluindo frete talvez seja mais vantajoso para você baixar o arquivo e imprimir.

      Excluir

@kikahoneycutt